Estratégias para antropometria online

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
autoreferencia antropometria

Nutri, nos últimos tempos, a prática nutricional expandiu seus horizontes, especialmente quando se trata de consultas online. A capacidade de oferecer orientação nutricional à distância tornou-se fundamental para nutricionistas que querem se destacar no mundo atual. Mas e a coleta de dados antropométricos? 

É importante ressaltar que a antropometria (essencial para acompanhar o desenvolvimento dos pacientes), também deve ser realizada em consultas online, viu!?  

Entendemos a importância da avaliação presencial, mas seguindo as diretrizes do CFN e do CRN-3, é viável realizar essa avaliação à distância. Sem mais delongas, vamos lá!

Primeiramente, ao orientar seus pacientes sobre a autocoleta de dados, ressalte a importância da autorreferência, principalmente ao informar medidas como peso, altura e circunferências. Porém, é crucial dizer que esses dados podem ter variações e que talvez seja necessário corrigi-los durante a consulta.

O peso é fácil de conseguir, geralmente com o uso de uma balança que o paciente já possui em casa. Já a altura pode ser autorreferida, especialmente em adultos, enquanto em crianças e adolescentes, é fundamental para acompanhar o crescimento.

As circunferências são facultativas, nem todos os pacientes possuem uma fita métrica em casa, mas em certos casos, é possível ensiná-los a medir, como a circunferência abdominal, por exemplo. Além disso, as fotos corporais são úteis, podendo ser tiradas de três ângulos: de frente, de costas e de perfil, exclusivamente para a avaliação nutricional, é claro!

Para a praticidade durante os atendimentos online, um software como a Numax é um verdadeiro aliado. 

Com ele, é possível entrar em chamada de vídeo na própria plataforma, o que facilita a transferência dos dados que o seu paciente te informar, para a aba de antropometria dele, além de permitir o gerenciamento facilitado destes dados.

Agora que você está familiarizado com as orientações que fará ao seu paciente para a auto coleta de dados, veja abaixo um modelo de guia detalhado, que você pode fornecer ao seu paciente para que ele possa coletar essas medidas da forma mais precisa possível: 

Modelo passo-a-passo

“Oi, querido(a) paciente!

Vou te ajudar a tirar suas medidas de forma correta. Se possível, peça auxílio a alguém da sua casa. Se estiver sozinho, não se preocupe, eu te explico como fazer! 

Primeiro, vamos falar sobre as fotos:

  • Posição 1: Fique em pé, de frente, com os pés paralelos aos ombros e o peso equilibrado entre eles. Mantenha o queixo na linha do horizonte.
  • Posição 2: Vire de lado, com os braços elevados até os ombros. Novamente, mantenha o queixo na linha do horizonte.
  • Posição 3: De costas, em pé, com os pés alinhados aos ombros e o peso igualmente distribuído. Mantenha o queixo na linha do horizonte.

Tire as fotos no mesmo horário, usando a mesma roupa e com o celular reto, formando um ângulo de 90° com a superfície e utilize o temporizador.

Altura:

  • Tire sapatos, roupas pesadas e desfaça os penteados.
  • Fique em pé, com pernas e pés paralelos aos ombros, peso igualmente distribuído entre os pés, braços relaxados ao lado do corpo e palmas das mãos voltadas para o corpo.
  • Encoste calcanhares, panturrilhas, nádegas, costas e a parte de trás da cabeça na parede.
  • Coloque uma fita adesiva acima da cabeça e use uma fita métrica ou trena para medir a distância da fita até o chão. Anote essa medida.

Peso:

  • Tire sapatos, roupas pesadas, acessórios e objetos dos bolsos.
  • Use uma balança em superfície regular e firme. Suba na balança com o queixo na linha horizontal. Anote o valor que a balança mostrar.

Circunferência do Braço:

  • Com o braço flexionado a 90° do corpo e a palma da mão para cima, use a fita métrica para medir a distância entre o ombro e o cotovelo. Marque o ponto médio.
  • Estique o braço e circunde com a fita métrica onde marcou o ponto médio. Anote essa medida.

Circunferência da Cintura e do Abdominal:

  • Fique em pé, palmas das mãos voltadas para o corpo, e circunde a fita na linha natural da cintura (menor circunferência) e sobre a linha do umbigo para a circunferência abdominal. Anote esses valores.

Circunferência do Quadril

  • Em pé, com os pés juntos e glúteos contraídos, meça na lateral do corpo onde há mais massa muscular (na parte mais alta). Anote essa medida.

Esperamos que estas instruções tenham sido úteis! 

Se tiver dúvidas, não hesite em perguntar.”

Gostou, nutri? A coleta de medidas antropométricas de forma remota é uma realidade viável e importante, especialmente em tempos em que a prestação de serviços à distância se tornou uma necessidade. 

Com as orientações corretas e a ajuda mútua entre profissional e paciente, é possível obter dados relevantes para a avaliação nutricional, mesmo à distância. 

Lembrando sempre que, embora a coleta de dados autorreferidos seja útil, é fundamental complementar e revisar essas informações durante as consultas 

A tecnologia e as boas práticas nutricionais podem caminhar juntas, garantindo um acompanhamento seguro, preciso e personalizado para o bem-estar e a saúde de todos e a Numax está aqui para facilitar todo esse processo! 

 

Compartilhe essa postagem

Outras Postagens