Guia Prático para uma Saúde Inabalável

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Hoje, vamos revelar algumas atitudes simples, porém poderosas, que vão te guiar até a saúde inabalável. Todas as informações desse artigo foram baseadas em uma belezinha chamada Guia Alimentar para a População Brasileira, você já ouviu sobre esse guia? Bom, se você é nutri, com certeza sim. Mas, se você chegou nesse blog porque é paciente de um nutri, vem que eu te explico!

Esse Guia é um material de referência maravilhoso, completo e confiável sobre alimentação! Foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, para a população geral (desde leigos até nutricionistas especializados). E o melhor de tudo é que ele foi pensado especialmente para nós brasileiros, levando em consideração nossos costumes e hábitos alimentares. 

Maaaas como nem tudo é perfeito, este guia é extenso e sabemos que talvez você não possa ou não queira ler. Então nós preparamos um resumão das partes mais importantes para você ter acesso a esse tesouro em apenas 6 minutos de leitura.

Preparados para descobrir como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença em sua vida? Vamos lá! 

Variedade de alimentos

 

Variedade é o segredo:

Provavelmente você se lembra de quando era criança e ouvia dos adultos que um prato saudável deve ser variado e colorido. É a mais pura verdade!  

Nossa alimentação deve incluir uma diversidade de alimentos, como frutas, legumes, verduras, grãos, carnes, leites e derivados ou os equivalentes vegetarianos. QUANTO MAIS CORES, MAIS NUTRIENTES.

Hidrate-se bem:

Para reforçar algo que você já está careca de saber, mas talvez não faça: beber água é essencial para sua saúde. É importante beber pelo menos 2 litros de água por dia e evitar o consumo excessivo de bebidas açucaradas. Sucos naturais, chás e café moderadamente também são boas opções e quanto menos açúcar nessas bebidas, melhor..

Coma em família:

Nos dias atuais isso pode ser um pouco complicado, no entanto, sempre que possível tente realizar refeições em família. Além de ser uma oportunidade de conexão e interação, essa prática ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis (principalmente para as crianças) ou a transformar os maus hábitos já adquiridos.

Coloque a mão na massa:

Talvez o seu calo aperte aqui, mas saiba que o guia valoriza o ato de cozinhar em casa com ingredientes naturais. Ao prepararmos nossas refeições, temos mais controle sobre o que comemos e podemos escolher opções mais saudáveis.

Mexa-se:

A alimentação saudável anda de mãos dadas com a prática de atividade física. Encontre uma atividade física que lhe traga prazer e faça dela parte da sua rotina. Seja caminhando, dançando, nadando ou praticando outros esportes, o importante é se movimentar regularmente. Sua saúde vai agradecer e você perceberá um upgrade na sua disposição!

Evite os ultraprocessados

Evite os ultra processados:

Já não é novidade para ninguém que é essencial evitar o consumo excessivo de alimentos ultra processados, como refrigerantes, salgadinhos e comidas prontas em geral. Opte por alimentos frescos e minimamente processados, é aquela famosa frase: DESEMBALE MENOS E DESCASQUE MAIS!

Coma com atenção:

Hoje em dia é comum comer em frente às telas, mas prestar atenção ao que comemos é fundamental para evitar exageros e reconhecer a fome e a saciedade. Além de trazer benefícios para a saúde, comer devagar te permite saborear de verdade a refeição.

A importância dos grupos alimentares:

O Guia apresenta os grupos de alimentos e suas funções para o nosso organismo. São 8 grupos:

  • Frutas
  • Hortaliças
  • Cereais
  • Carnes e ovos
  • Leguminosas
  • Leite e derivados
  • Óleos e gorduras
  • Açúcares e Doces

 

Cada grupo é responsável por fornecer nutrientes específicos, e a combinação deles é fundamental para uma dieta equilibrada! Em breve teremos um artigo sobre cada grupo alimentar, além de combinações e sugestão de tamanho de porções, caso tenha interesse em entender melhor sobre esse assunto, é só ficar ligado no blog Numax! 

 

Escolhas alimentares

 

O poder da escolha: 

A alimentação é uma escolha diária. Ao optar por uma alimentação saudável, você estará escolhendo cuidar do seu corpo de dentro para fora. É importante ressaltar que isso não significa abrir mão das suas comidas favoritas ou passar vontade em algumas situações. O SEGREDO ESTÁ NO EQUILÍBRIO E NA MODERAÇÃO. 

Pequenas mudanças, grandes resultados:

A ideia de mudar completamente a dieta é realmente assustadora… Mas, o Guia nos lembra que não precisamos fazer grandes revoluções para colher benefícios significativos! A chave para uma alimentação saudável é a consistência. Ao realizar pequenas mudanças de forma gradual, elas se tornam hábitos mais sustentáveis e duradouros. Começar com uma mudança de cada vez permite que você se adapte e se acostume com a nova prática antes de introduzir outra.

Agora que você sabe os passos mais essenciais para uma saúde inabalável, está na hora de realizar suas pequenas mudanças: alimentação equilibrada, estilo de vida ativo, autocuidado e apoio profissional. Valorize-se, abrace o poder transformador de suas decisões! 

Conta pra gente, qual dessas dicas você acha mais difícil colocar em prática e porque?

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