Suco Detox: realmente funciona? Quais são seus benefícios?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nutri, hoje mergulharemos em uma questão muito discutida e que gera bastante polêmica: o suco detox funciona? Esse tema tem sido amplamente discutido entre profissionais da saúde e seus pacientes, e todos nós já ouvimos falar sobre seus supostos poderes de desintoxicação e perda de peso. Não é atoa que, dentre as principais buscas sobre o tema realizadas por brasileiros no Google, podemos encontrar:

  • “Suco detox ajuda a emagrecer?”
  • “Suco detox desincha?”
  • “Suco detox é bom para o intestino?”
  • “Suco detox e seus benefícios?”
  • “Suco detox funciona?” 

 

suco detox E muito mais… Mas, será que esses sucos são realmente um detox para nosso organismo? Como nutricionistas, é nosso dever analisar de forma criteriosa a eficiência científica dessa prática, a fim de oferecer orientações embasadas e conscientes aos nossos pacientes.

Então, bora lá desvendar a verdade por trás do suco detox e analisar o que a ciência tem a dizer!

A ideia de que os sucos detox ajudam a eliminar as toxinas do corpo é baseada na crença de que o corpo está constantemente acumulando toxinas. Essas toxinas supostamente são produzidas por alimentos processados, poluição e estresse, por exemplo.

No entanto, não há evidências científicas que sustentem essa crença. Na verdade, nossos intestinos, rins e fígado, são especialistas na eliminação de toxinas, e não dependem de maneira alguma de sucos específicos para realizar essa função! 

Portanto, é fato que, os nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos desses sucos podem até auxiliar no processo de metabolização de substâncias tóxicas, além de proporcionar outros benefícios, mas a combinação específica dos sucos detox ainda carece de embasamento científico. 

 

emagrecimento com suco detox

É verdade que Sucos Detox ajuda no emagrecimento?

Embora esses sucos sejam preparados com ingredientes de baixa caloria, o que pode contribuir para uma redução no consumo calórico total se forem usados como substitutos de refeições mais calóricas, o emagrecimento não pode ser atribuído exclusivamente ao consumo de suco detox, uma vez que esse processo é influenciado por diversos fatores, como dieta, atividade física, metabolismo individual e estilo de vida.

Aqui, é fundamental alertar sobre os riscos associados à substituição de refeições completas por sucos detox. Ainda que possam proporcionar uma redução no consumo calórico e como consequência promova a perda de peso, essa prática não é sustentável a longo prazo e é prejudicial à saúde. 

Ao trocar uma refeição equilibrada por um suco detox, há uma redução significativa na ingestão de nutrientes essenciais, como proteínas, gorduras saudáveis, fibras e vitaminas. Essa carência nutricional pode levar a deficiências severas e afetar o funcionamento adequado do organismo.

Além disso, as dietas restritivas, incluindo a substituição de refeições por sucos detox, podem levar a um efeito rebote, onde o corpo responde ao período de restrição aumentando a fome e a tendência ao ‘reganho’ de peso quando a alimentação normal é retomada.

suco detox funciona

Há algum benefício no consumo do Suco Detox?

Por ser uma bebida que mistura frutas, verduras, sementes e algumas especiarias, é indiscutível que o suco detox pode trazer vantagens ao seu organismo, mesmo que nenhuma dessas vantagens seja desintoxicação ou emagrecimento.

  • Um dos benefícios é o aumento no consumo de frutas, verduras e legumes. Embora seja mais saudável consumir esses alimentos de maneira integral invés de triturá-los no liquidificador, algumas pessoas possuem dificuldade em consumi-los puros, então transformar tudo em um suco pode ajudar a introdução desses alimentos na vida desses indivíduos.
  • O aumento no consumo de fibras é um dos principais benefícios, mesmo que a ingestão de fibras seja muito maior quando consumimos os alimentos in-natura, quando se trata de saúde intestinal, toda fibra é bem vinda, não é mesmo? Mas, lembre-se, o ideal é aliar os sucos à uma alimentação rica em fibras!
  • Além disso, não podemos esquecer do potencial antioxidante, que é uma das maneiras como o organismo se protege contra os radicais livres, prevenindo ou inibindo reações oxidativas. Dependendo dos alimentos que a pessoa utiliza no preparo do suco detox, é possível encontrar alguns dos antioxidantes mais conhecidos, como a vitaminas C e E, o betacaroteno, flavonoides e licopeno, por exemplo.
  • Por fim, também podemos considerar como benefício, o aumento na ingestão de líquidos. É claro que nenhum suco pode substituir o consumo de água, mas pode ser um grande aliado, quando beber água for um grande desafio, já que, um dos ingredientes do suco geralmente é a água.

suco detox suco verde

Vale ressaltar que o suco detox funciona, mas isso só se aplica à uma alimentação já balanceada, tornando-se um “bônus” para o organismo saudável.

Esperamos que este texto possa ter esclarecido este assunto, que pode ser polêmico no mundo da Nutrição. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários, vamos te ajudar!

Compartilhe essa postagem

Outras Postagens